Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU) - FAPSI/UFAM
PROJETOS DE PESQUISA
Trabalhamos em diversas vertentes, de maneira simples você pode acompanhar nosso trabalho, navegue pelas categorias!
Título: Os desafios da formação de professores na Amazônia para a promoção do direito à educação de pessoas LGBT”, aprovada no Edital Universal CNPq Nº 01/2016.
Resumo: Neste trabalho pretende-se analisar as narrativas de estudantes LGBT a respeito de suas trajetórias de escolarização. A partir da compreensão de como esses estudantes significam suas vivências escolares pretende-se identificar os desafios e contribuições para a formação inicial e continuada de professores com vistas à promoção do direito à educação dessa parcela da população que tem sido reiteradamente excluída da escola. O estudo da experiência humana narrada possibilita relacionar processos históricos, individuais e coletivos na produção de sentidos subjetivos utilizando-se conceitos da psicologia histórico cultural de Vigotsky e seguidores, psicologia da libertação de Martin Baró e pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O narrador fala sobre si e seu coletivo construindo dinâmica de intersubjetividade ao interpretar a si, ao outro e ao mundo. A tessitura desses significados em estruturas narrativas evidencia processos históricos coletivos e individuais, que no caso desta pesquisa,serão analisados com a intenção de identificar elementos importantes para a formação inicial e continuada de professores. Justifica-se a relevância desse projeto por ser a formação de professores lócus privilegiado para a transformação da escola em contexto em que as diferentes identidades são respeitas, escutadas, consideradas e valorizadas. Enfatiza-se também a importância de dar voz a esses sujeitos, vez que os currículos, oficial e oculto, geralmente estão impregnados de omissões, silêncios,violências e preconceitos. Este projeto objetiva, portanto, identificar os desafios de formação inicial e continuada de professores no Amazonas para a promoção de acesso e permanência na escola de estudantes LGBT. Tal objetivo desdobra-se nos específicos: – investigar de que modo a temática da diversidade sexual está inserida na formação inicial e continuada de professores; levantar espaços de participação dos estudantes LGBT identificando elementos que promovem ou impedem a permanência na escola; entender de que forma os estudantes LGBT significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas dos estudantes LGBT se e como os professores contribuíram para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia e promoção da inclusão escolar; analisar as vivências escolares dos estudantes LGBT apontando possíveis contribuições para a formação de professores. Para o alcance dos objetivos propostos será adotada a abordagem qualitativa, através de trabalho de campo que envolverá a investigação documental junto aos cursos de licenciatura nas universidades públicas do Amazonas e nas secretarias públicas de educação da cidade de Manaus; diários de campo, como forma de registrar as situações que envolvam a diversidade sexual em espaços escolares, os modos de lidar dos professores e estudantes com a diversidade e as relações de poder e, por fim, serão construídas narrativas de formação de sujeitos LGBT, por intermédio de grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as informações será utilizado o modelo de análise de conteúdo, sob a perspectiva construtivo-interpretativa apresentada por González Rey (2002, 2005). Será feita uma triangulação das informações obtidas junto à pesquisa documental e a trajetória narrada pelos participantes sobre os espaços de participação na escola, sobre os modos de inserção e aspectos relacionados à permanência ou desistência da vida escolar, com fim de construir subsídios para a formação de professores que contribua com a superação das desigualdades socioeducacionais relacionadas à diversidade sexual.
Equipe: Iolete Ribeiro da Silva (Responsável); ; Angelo Cabral Esperança; Herbert Santana Garcia de Oliveira; André Luiz Machado das Neves; Fabiane Aguiar Silva; Ana Cristina Fernandes Martins; Andrews Do Nascimento Duque; Paulo Victor Telles; Fernanda Priscilla Pereira da Silva; Ane Caroline Nunes;Adinete Sousa da Costa Mezzalira; Enio de Souza Tavares; Camila Ribeiro da Silva; Vinicius Padilla;Fernanda Priscilla Pereira Calegare; Gerson Bento de Oliveira.
Título: Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas, aprovada no Edital CAPES PROCAD-Amazônia Nº 21/2018
Resumo: O Projeto de Cooperação Acadêmica entre UFAM-UnB-UNIR tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação na região amazônica, PPGPSI/UFAM e MAPSI/UNIR e a consolidação da colaboração científica entre as equipes, tendo por referência os estudos voltados aos processos de desenvolvimento humano e educação em contextos socioculturais específicos, na região amazônica brasileira. O objetivo geral deste projeto é analisar como as/os estudantes amazônidas significam a sua trajetória de escolarização e vivências no ensino superior, sua participação e protagonismo e o quanto a universidade responde às suas demandas, em narrativas e argumentações, a partir de sua inscrição sócio institucional. Os objetivos específicos são: identificar espaços de participação das/dos estudantes levantando elementos que promovem ou impedem a permanência na universidade; entender de que forma os estudantes significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas das/os estudantes se e como as/os professoras/es contribuíram para a promoção da inclusão escolar; analisar as mudanças (lineares) e transformações (descontínuas) nas vivências escolares dos estudantes a partir de estudo longitudinal desenvolvido em duas etapas com intervalo de um ano.
Equipe: Iolete Ribeiro da Silva (Responsável); Denise Machado Duran Gutierrez; Gisele Cristina Resende Fernandes da Silva; Adinete Sousa da Costa Mezzalira; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas; Camila Ribeiro da Silva; Fernanda Priscilla Pereira Calegare; Regina Lucia Sucupira Pedroza; Lilian Caroline Urnau; Claudia Regina Brandão Sampaio; Marcelo Gustavo Calegare; Lucia Helena Zabotto Pulino; Asdrubal Borges Formiga Sobrinho; Maria Ivonete Tamboril; Marli Tonatto Zibetti;Juliana Silva Nóbrega; Maria Fernanda Gonzalez; Ornette Clennon; Elayne Cristina dos Santos Cardoso; Isabel Cristina Fernandes Ferreira
Título: SUPER – Samsung UFAM Projeto para Pesquisa e Educação (Participante)
Resumo: É um projeto de capacitação e pesquisa que envolve 09 cursos de graduação da UFAM: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. Será desenvolvido em três unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Computação (IComp), Faculdade De Tecnologia (FT) e Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) e, em um órgão suplementar, o Centro de Tecnologia Eletrônica e da Computação (CETELI). Também contará com a colaboração de outras unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Faculdade de Letras (FLet) e Faculdade de Psicologia (FAPSI). O SUPER oferece uma oportunidade de capacitação em áreas tecnológicas e foi formatado compreendendo todo o período de permanência do aluno na universidade, desde o currículo básico até a qualificação avançada específica, com as seguintes atividades: Capacitação Básica Comum: Abrange conhecimentos básicos comuns aos cursos envolvidos no projeto, tais como: matemática, física, inglês técnico e habilidades socioemocionais. Capacitação Básica Específica em Computação, Engenharia e Design: cursos de capacitação e aperfeiçoamento em fundamentos básicos das áreas de conhecimentos específicos (Computação, Engenharia e Design).Capacitação em Áreas Tecnológicas Avançadas: oferecer aos estudantes oportunidades de participação em ações de qualificação e inovação em áreas estratégicas, resultando em desenvolvimento científico e tecnológico de alto impacto.
Equipe: Tanara Lauschner (Responsável); Iolete Ribeiro da Silva
Título: Desenvolvimento Integral e Vida Cotidiana: investigações na interface entre Psicologia e Educação
Resumo: Este macroprojeto tem como objetivo produzir conhecimentos na área da Psicologia voltados para compreensão e intervenção nas questões ligadas à realidade amazônica, que especificamente possam resultar no aprimoramento da Psicologia do Desenvolvimento. Essas questões encontram-se organizadas em três eixos de investigação: a) infância e adolescência; b) gênero e sexualidade; e c) psicologia social crítica e psicologia educacional/escolar. As investigações se dão a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural e teorias sociais. Os eixos de investigação são atravessados pelas seguintes temáticas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade. Se priorizará estudos de abordagens qualitativas. Para isso, serão utilizadas etnografias, grupos focais, entrevistas, histórias de vida, cartografias e estudos de caso. Espera-se com este projeto de pesquisa reunir um conjunto amplo e diversificado de estudos sobre saberes, práticas, políticas e instituições entre psicologia e educação.Busca-se, ainda, mitigar o desafio de articular formas distintas de produção de conhecimento mediante um diálogo interdisciplinar constante da psicologia do desenvolvimento, psicologia educacional/escolar e psicologia social crítica.
Equipe: Iolete Ribeiro da Silva (Responsável); ; André Luiz Machado das Neves; Adinete Sousa da Costa Mezzalira; Eduardo Barbosa Menezes Guimarães; Consuelena Lopes Leitão
Título: Formação e Trabalho Pedagógico em tempos de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepções desde a Amazônia Legal
Resumo: A partir da disseminação global do novo coronavírus (COVID-19) em 2020, e de todas as consequências advindas de uma situação de pandemia em todos os setores da sociedade, novas frentes de pesquisa na área da Educação deverão levar em consideração uma série de alterações profundas no fazer pedagógico. Sendo assim, pesquisas educacionais serão direcionadas às especificidades de um contexto complexo com consequências sabidas e outras ainda a se perceber em um futuro próximo ou até em futuras gerações. Nesse sentido, fazem-se necessárias pesquisas direcionadas a investigar esses e outros fenômenos que permeiam o fazer educacional em tempos de COVID-19, como se propõe o presente projeto, por meio de uma grande rede de colaboração institucional com o objetivo de apreendermos elementos iniciais sobre este contexto de excepcionalidade desde a Amazônia Legal, abrangendo os estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Tocantins. Considerando o cenário imposto pela pandemia global, faz-se necessário compreender os traços constitutivos de processos formativos e de práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e no Ensino Superior, sensivelmente modificados a partir de restrições oriundas de decretos governamentais deliberados no sentido de enfrentar a pandemia, entre as mais impactantes, o isolamento social e o consequentemente fechamento de escolas e universidades em todo o Brasil. Frente a este contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva desenvolver pesquisas em rede, entre estados que compõem a Amazônia Legal brasileira, sobre como estão ocorrendo a formação de professores (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas em tempos de pandemia de COVID-19.
Equipe: Iolete Ribeiro da Silva; Tânia Suely Azevedo Brasileiro; Camila Ribeiro da Silva; Eulina Maria Leite Nogueira; Rafael Fonseca de Castro (Responsável); Mark Clark Assen de Carvalho; Célio José Borges; Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares; Rosângela de Fátima Cavalcanti França; Zilda Gláucia Elias Franco; Joana d’Arc de Vasconcelos Neves; Anselmo Alencar Colares; Rafael Marques Gonçalves;Jocyleia Santana dos Santos; Maria José de Pinho
Título: Significados das trajetórias de escolarização de estudantes amazônidas: desafios para a permanência
Resumo: O projeto Significados das trajetórias de escolarização de estudantes amazônidas: desafios para a permanência, vincula-se ao projeto PROCAD/Amazônia/2018 intitulado Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas, proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM-AM) e realizado em parceria com os PPGs da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidade de Brasília (UnB). O estudo objetiva sistematizar e analisar os dados do projeto PROCAD/Amazônia/2018, sustentando-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, tendo como parâmetro de análise os objetivos propostos para o referido projeto, o compromisso ético-político com desenvolvimento humano-genérico e a emancipação dos sujeitos envolvidos com a temática, ampliando a elaboração e a divulgação dos resultados e reflexões teórico-metodológicas. O trabalho justifica-se pela relevância de pesquisas comprometidas com a formação humano-genérica que se identifiquem com as demandas geradas pelas especificidades dos(as) jovens estudantes amazônidas, seus saberes e fazeres, promovendo a concretização de propostas formativas e de gestão contextualizadas, humanizadoras e emancipatórias numa realidade concebida como totalidade concreta. O processo investigativo envolve o protagonismo dos sujeitos e da cultura, fonte das qualidades humanas, entendendo que a busca pelo máximo desenvolvimento humano depende também da valorização das políticas públicas, das condições objetivas de vida de cada sujeito, da educação escolar e acadêmica, da formação de professores, da profissão e da sociedade. No movimento da pesquisa, pelo processo dialógico e reflexivo realizado sobre os dados produzidos a partir dos documentos selecionados e do conhecimento conjuntural sobre como cada documento foi elaborado, buscar-se-á observar e compreender as determinações históricas e se aproximar da essência dos fenômenos pela mediação da teoria. Assim, os documentos com os dados de pesquisa do projeto são fontes importantes de onde surgem evidências que responderão ou não, em diferentes níveis, os objetivos propostos. Para tal, o percurso compreende: um processo sistemático, rigoroso, coerente, sensível e criativo com estudo do referencial teórico-metodológico, elaboração dos critérios de seleção dos documentos e dos de análise, coleta dos documentos e organização, análise dos dados com descrição e interpretação comprometida com a busca de respostas à problemática que motivou a pesquisa e divulgação dos resultados com a produção de conhecimento teórico relevante.
Equipe: Iolete Ribeiro da Silva (Supervisora); Isabel Cristina Fernandes Ferreira
Título: Contextos de vulnerabilidade ao HIV entre jovens de camadas populares: um estudo multicêntrico em cinco cidades do Brasil
Resumo: Objetivo geral: Compreender os contextos de exposição ao HIV e outras ISTs de adolescentes e jovens (15 a 19 anos) no âmbito comunitário e identificar a diversidade regional no nível do próprio território neste segmento da população. Busca-se comparar os contextos comunitários de cinco cidades brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus Objetivos específicos: 1) Mapear os espaços de sociabilidade frequentados por adolescentes e jovens com maior risco para transmissão do HIV em função do uso de bebidas alcoólicas, drogas ilegais e práticas sexuais, tais como bares, bailes funk, lugares de pegação, fluxos; 2) Compreender as concepções de adolescentes e jovens sobre o risco para o HIV e outras ISTs: 3) Identificar as estratégias de prevenção para o HIV e outras ISTs acionadas por adolescentes e jovens, incluindo tanto estratégias formais (como o uso do preservativo, PEP, testagem, entre outras), como práticas populares baseadas em concepções de risco (tais como o ?conhecer a pessoa?, local de encontro, etc.); 4) Compreender a relação dos adolescentes e jovens com os serviços de saúde locais; 5) Identificar junto aos adolescentes e jovens estratégias mais efetivas para facilitar o acesso a informações sobre sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e Aids, formas de disponibilização e divulgação na comunidade dos insumos de prevenção (camisinha, PEP, teste rápido), estratégias de estímulo à testagem e de vínculo com os serviços de saúde. Daniela Knauth é a coordenadora geral do projeto, Regina Barbosa (UNICAMP) coordena o campo de São Paulo, Simone Monteiro (IOC/Fiocruz) o campo do Rio de Janeiro, Laio Magno UNEB) o campo de Salvador e André Machado (UEA) o campo de Manaus.
Equipe: André Luiz Machado das Neves (Coordenador), Consuelena Leitão (Membro) e Breno Ferreira Oliveira (Membro)
Título: Psicologia do Desenvolvimento humano, saúde e infância no contexto Amazônico.
Resumo: Este projeto tem como objetivo geral apresentar subsídios teóricos que possam contribuir para a proposição de práticas de cuidado, que auxiliem a relação desenvolvimento humano, saúde e infância, com vistas a construir fundamentos para a promoção e prevenção da saúde bucal. Ele encontra-se dividido em dois eixos de investigação. O primeiro eixo, se deterá na formação de profissionais de saúde, tendo como lócus de pesquisa, a Universidade do Estado do Amazonas, privilegiando como objeto de pesquisa os aspectos intersubjetivos como o medo e a ansiedade. O segundo eixo, focará nos conhecimentos dos processos educativos de prevenção e promoção a saúde bucal, realizado por professores (as) de um um estabelecimento educacional escolar, considerando que esses (as) profissionais são as responsáveis pelo cuidado e higiene bucal das crianças durante a primeira e segunda infância. E o espaço educacional escolar é o espaço onde as crianças passam mais da metade do tempo. Para isso, será realizada uma Será realizado uma pesquisa de campo, exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa, com vistas a compreender o atendimento à saúde bucal com crianças em um serviço específico de saúde bucal e as práticas de promoção e prevenção a saúde em contexto educacional escolar, levando em consideração as especificidades da infância
Equipe: André Luiz Machado das Neves
Título: A dimensão subjetiva do processo de escolarização: juventudes, educação e pandemia em contexto Amazônico.
Resumo: A pandemia causada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), posteriormente denominado SARS-CoV-2, no Brasil chamada de COVID-19, produziu efeitos devastadores em vários setores da atividade humana, impondo desafios de enfrentamento que visam minimizar suas consequências, dentro do limite de segurança estabelecido pelos órgãos sanitários instituídos, entre elas, o distanciamento social e a suspensão das atividades escolares presenciais. Com vistas a compreendermos os impactos desse momento na educação em contexto pandêmico, na Tríplice Fronteira da região amazônica, (Brasil, Colômbia, Peru), realizará estudos das significações das falas, produzidas por docentes e discentes universitários do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sediada em Tabatinga-AM e do Campus da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, com sede em Benjamin Constant, principais cidades do Alto Solimões. Como pressupostos teórico-metodológicos, a presente pesquisa se fundamenta no materialismo histórico-dialético e na psicologia sócio-histórica; e, quanto aos procedimentos de análise e interpretação das informações produzidas, por meio dos núcleos de significação. Metodologicamente, a presente pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, aplicando, primeiramente, questionários on-line e, posteriormente, constituir-se grupo de discussão, também on-line, para produção das informações. Como resultado esperado, almeja-se a compreensão dos aspectos facilitadores e dificultadores, na garantia da qualidade do ensino por docentes e discentes universitários no ensino superior, com vistas a contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior nesta região fronteiriça, com peculiaridades interculturais, não apenas de diferentes nacionalidades, mas com a presença de múltiplas nações indígenas, entre os universitários mais numerosos, temos os discentes das etnias Ticunas, kokamas, Kambebas.
Equipe: Fabio Alves Gomes (Coord.), Iolete Ribeiro da Silva
Em breve novas atualizações de conteúdo
Em breve novas atualizações de conteúdo